Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional

Apresentação:

O programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional é de natureza interdisciplinar. Nesse programa, a temática do desenvolvimento é abordada a partir de diferentes níveis:

1) o indivíduo, ao considerar suas potencialidades e grau de liberdade para suas escolhas,

2) os grupos sociais, com suas identidades e vulnerabilidades,

3) o Estado com a eficácia e eficiência de políticas públicas formuladas e implantadas,

4) a Sociedade Internacional, com o seu grau de intercâmbio e cooperação visando o desenvolvimento e o empoderamento de povos e grupos populacionais mais vulneráveis.

Numa perspectiva multidisciplinar, a temática do desenvolvimento inclui temas como saúde, educação, trabalho, cultura, território, segurança, identidade, mobilidade espacial, governança, cooperação, inclusão social e direitos. O conceito de desenvolvimento vai muito além da simples noção de crescimento econômico, considerando o desenvolvimento humano e o desenvolvimento social como principais referenciais teóricos, a partir da contribuição de Amartya Sen.

Em síntese, este Curso propõe uma perspectiva do desenvolvimento como um elo que une um sistema complexo de relações determinado pelos vínculos entre liberdade, educação, saúde, cultura, população e globalização.

Área de concentração:

Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional.

Linhas de Pesquisa:

- Desenvolvimento e Políticas Públicas.

- Desenvolvimento e Cooperação Internacional.

Número de Créditos:

Mestrado:

18 (dezoito) créditos, dos quais 08 (oito) correspondem a disciplinas obrigatórias.

Doutorado:

36 (trinta e seis) créditos, dos quais 12 (doze) correspondem a disciplinas obrigatórias. O aluno deve cursar pelo menos 02 (duas) disciplinas por semestre, salvo se estiver elaborando a dissertação ou tese.

Recursos de Informática:

O programa conta com a infraestrutura da Universidade de Brasília que vem estendendo sua rede wireless para conexão à internet, possibillitando que os estudantes conectem seus próprios equipamentos. O programa também conta com os recursos de informática dos laboratórios e núcleos de pesquisa já especificados.

Horário de atendimento da Secretaria: 10h30 às 12h00 e de 14h00 às 16h00

Email: ppgdsc@unb.br