1. HISTÓRICO

O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional (PPGDSCI), vinculado ao Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) da Universidade de Brasília (UnB), nasceu de uma proposta que buscou congregar os mais diversos temas de pesquisas trabalhados pelos Núcleos Temáticos que integravam o CEAM entre 2006 e 2010. A proposta de criação dos cursos de Mestrado e Doutorado foi aprovada em dezembro de 2010, com o conceito 4 (quatro), e em agosto de 2011, o PPGDSCI iniciou suas atividades, com a seleção da primeira turma.

Na avaliação trienal de 2010-2012, o PPGDSCI manteve o conceito 4 (quatro), tendo sido considerado para essa avaliação apenas os anos de 2011 e 2012.

O CEAM foi criado em 1986 pelo então reitor Prof. Cristóvam Buarque como “fruto de uma concepção da universidade tridimensional”, e com a missão de “produzir, articular, integrar e disseminar, com qualidade, conhecimentos e práticas multidisciplinares para a sociedade brasileira”.1 abrigado vários Núcleos Temáticos com temas muito diversos, de acordo com interesses de grupos de docentes oriundos de diferentes departamentos, institutos ou faculdades. Os Núcleos Temáticos agregam docentes, técnicos-administrativos e estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade de Brasília. A participação externa de pesquisadores e membros da comunidade também está prevista no Regimento do CEAM, propiciando a aproximação da universidade com a sociedade no pensar e discutir sobre problemas concretos.

Os Núcleos Temáticos foram propostos para realizarem sobretudo atividades de pesquisa e extensão. Mas, desde sua criação, o CEAM, por meio de seus Núcleos, participa também de atividades de ensino com a oferta de disciplinas que podem ser cursadas por todos os estudantes de graduação da UnB. Com relação ao ensino de pós-graduação, o CEAM oferecia até 2010 apenas cursos de pós-graduação lato-sensu propostos por seus Núcleos, atendendo, em muitos casos, a demandas de órgãos governamentais que requeriam abordagens multi e interdisciplinares no ensino de temas diversos.

O PPGDSCI surgiu da percepção do corpo de pesquisadores do CEAM que havia uma lacuna no tratamento do tema do Desenvolvimento na Universidade de Brasília, em suas amplas implicações, incluindo além da econômica e ambiental, outras dimensões como a saúde, a educação, a cultura, as relações de gênero e gerações, além das desigualdades segundo cor da pele, etnia, status migratório, local de residência, entre outras, numa perspectiva interdisciplinar.

Assim, a proposta de criação do PPGDSCI se alinhou à história da criação da UnB e, particularmente do CEAM, na abordagem de problemas/temas/questões desde uma perspectiva multi e interdisciplinar, relacionados, direta ou indiretamente, às questões do desenvolvimento e da geopolítica do conhecimento concebidos a partir do pensamento social germinado por Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro. Dessa forma, o PPGDSCI se insere na concepção original de criação da UnB, ou seja, a existência de um ‘locus’ de produção de conhecimento para transformar a sociedade. Assim o PPGDSCI tem como meta constituir-se em uma referência institucional para a formação de recursos humanos altamente qualificados e ao fortalecimento do potencial científico-tecnológico nacional.

Nesse sentido, o PPGDSCI tem se aprofundado em pesquisas e estimulado discussões sobre ações públicas, mecanismos e estratégias de desenvolvimento que levem a uma distribuição mais equitativa do “bem comum” e dos serviços produzidos socialmente, além de promover reflexão e “pensamentos inquietos” sobre qualidade de vida e construção democrática dos sujeitos de direitos.

Como as discussões sobre desenvolvimento ultrapassam as fronteiras nacionais e estão, cada vez mais, presentes na agenda internacional, especialmente, por meio da cooperação internacional, o PPGDSCI se estruturou em uma única área de concentração “Desenvolvimento, sociedade e cooperação internacional”, com duas linhas de pesquisa: 1) Desenvolvimento e políticas públicas e 2) Desenvolvimento e cooperação internacional. Deste modo, o PPGDSCI se assenta sobre dois pilares: os impactos das políticas públicas nacionais na qualidade de vida da população; e os efeitos da cooperação internacional na promoção do desenvolvimento e no empoderamento de grupos vulneráveis.

CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS MULTIDISPLINARES (CEAM), Histórico, Disponível em www.ceam.unb.br, acesso em 27/12/2013.

Horário de atendimento da Secretaria: 10h30 às 12h00 e de 14h00 às 16h00

Email: ppgdsc@unb.br