Regulamentos e Resoluções

   
 
Norma
Assunto
Regulamenta os cursos de pós graduação na UnB
Regulamento do PPGDSCI/CEAM
 Regulamenta a Cotutela de Estudantes de Mestrado e Doutorado na UnB
Regulamenta o Credenciamento e o Registro de Pesquisadores Colaboradores 
Estabelece Critérios para o credenciamento, descredenciamento e recredenciamento de Orientadores nos Programas de Pós da UnB
Dispõe sobre o sistema de Monitoria na UnB
Dispõe sobre os Direitos Acadêmicos de Aunos regulares Portadores de necessidades Especiais (PNEs) da UnB
Estabelece normas para o Estágio de Docência
procedimentos pertinentes à matrícula de alunos regulares de graduação emdisciplinas cadastradas no sistema de pós-graduação da UnB
Dispensa do envio de exemplares  impressos de teses e dissertações
Resolução 1 de 2019
Regulamenta o Pós Doutorado no âmbito do PPGDSCI
         Resolução do DPG 005/2018  Estabelece o prazo de permanência para alunos em licença maternidade
regulamenta,  em  conformidade  com  o  Estatuto  e  o
Regimento Geral da Universidade de Brasília (UnB), a organização e o funcionamentodo Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam).
Institui diretrizes para a simplificação do atendimento
prestado aos usuários dos serviços da Universidade de
Brasília, proíbe a exigência de comprovantes que constem na
base de dados da UnB ou de outros órgãos e ratifica a
dispensa do reconhecimento de firma e da autenticação em
documentos produzidos no País.
  Estabelece diretrizes de convivência 
Da Universidade de Brasília

 

Publicações de Dissertações e Teses do programa

Dissertações: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14536
Teses:              http://repositorio.unb.br/handle/10482/19671

 

 Formulários e Procedimentos



1- APROVEITAMENTO DE ESTUDOS

    1. Preencher o Formulário (clique aqui)
    2. Anexar as ementas das disciplinas cursadas;
    3. Anexar o histórico escolar;
    4. Parecer do orientador indicando a aprovação;
    5. Digitalizar toda a documentação em formato PDF;
    6. Enviar um e-mail com mensagem com o título 'Aproveitamento de Estudos' junto com os arquivos digitalizados em PDF.

O pedido é analisado pela Comissão de Pós Graduação (CPG/PPGDSCI).

 


2- APROVEITAMENTO DE ESTUDOS DE DISCIPLINAS CURSADAS COMO ALUNO ESPECIAL

    1. Preencher o Formulário de aproveitamento de estudos ( clique aqui)
    2. Solicitar a declaração na Secretaria de Administração Acadêmica (SAA/UNB - site: )  de que cursou as disciplinas;
    3. Parecer  do orientador indicando a aprovação/aproveitamento das disciplinas.
    4. Digitalizar toda a documentação em formato PDF;
    5. Enviar um e-mail com mensagem com o título/Assunto  'Aproveitamento de Estudos - aluno especial' junto com os arquivos digitalizados em PDF

O pedido é analisado pela Comissão de Pós Graduação (CPG/PPGDSCI).

 


3- Solicitação de Domínio Conexo

    1. Preencher o Formulário (clique aqui);
    2. Solicitar a assinatura do orientador no formulário.
    3. Digitalizar o fomulário em formato PDF;
    4. Enviar um e-mail o assunto da mensagem 'Domínio Conexo' junto com os arquivos digitalizados em PDF

O pedido é analisado pela Comissão de Pós Graduação (CPG/PPGDSCI).

 


4- CURSAR MONITORIA

    1. Verificar o prazo no calendário acadêmico oficial da UnB; (http://www.saa.unb.br/pos-graduacao/65-calendario-por-atividades)
    2. Preencher o Formulário de inscrição e orientações (clique aqui);
    3. Termo de compromisso assinado pelo candidato
    4. Histórico Escolar do Curso de Graduação;
    5. Histórico Escolar do Curso de Pós-graduação;
    6. Plano de trabalho individual  elaborado pelo candidato em conjunto com o professor responsável pela disciplina no qual conste: descrição das atividades a serem desenvolvidas pelo monitor;
exposição mostrando a contribuição das atividades propostas para a formação do monitor e para o desenvolvimento da disciplina.
    7. Digitalizar toda a documentação em formato PDF;
    8. Enviar um e-mail com o assunto/título da mensagem: 'MONITORIA - INSCRIÇÃO" junto com os arquivos digitalizados.

Observação : Caso a disciplina pretendida não conste no histórico escolar do aluno, o orientador deverá fazer uma carta justificando que a experiência do aluno adquirida durante graduação e/ou pós-graduação habilita-o para a monitoria solicitada.

 


5- Revisão de Menção


    1. Preencher o formulário de solicitação (clique aqui);
    2. Digitalizar o formulário em formato PDF;
    3. Enviar um e-mail com o assunto/título da mensagem: 'REVISÃO DE  MENÇÃO" junto com os arquivos digitalizados em PDF.

A secretaria do programa encaminhará a solicitação ao professor responsável pela disciplina ministrada.

 


6- Solicitação de Carteirinha Estudantil

Maiores informações clique aqui

 


7 - Solicitação de Declaração de Aluno Regular, Comprovante de Matrícula e Histórico Escolar

Estas solicitações são emitidas de maneira digital.

Acesso o link: https://servicos.unb.br/documentodigital  (mesma matrícula e senha do matriculaweb)

Instruções: clique aqui

 

8 - Solicitação de Bolsa de Estudos


    1. Preencher o formulário de solicitação (clique aqui)
    2. Colher assinatura do orientador
    3. Preencher o formulário de cadastro (clique aqui)
    4. Preencher o Termo de compromisso (clique aqui)
    5. Reconhecer FIRMA em cartório do termo de compromisso;
    6. digitalizar toda a documentação em formato PDF;
    7. Enviar um email ao programa com o título/assunto : "BOLSA DE ESTUDOS".

Observações:  a) A conta deve ser o Banco do Brasil;  
                           b )A assinatura do discente no termo de compromisso deve estar com firma reconhecida.A comissão de Bolsas do Programa analisará os pedidos.

 

 

9-  TRANCAMENTO DO SEMESTRE

    1. Preencher o formulário (clique aqui)
    2. Parecer o orientador
    3. Digitalizar os documentos em formato PDF;
    4. Enviar um e-mail ao programa com o título/assunto:" TRANCAMENTO DO SEMESTRE - PERÍODO xxx/201x "


Após juntar toda a documentação, salvar em arquivo PDF e enviar para o e-mail do programa solicitando o pedido de trancamento do semestre. O pedido é analisado pela Comissão de Pós Graduação (CPG/PPGDSCI).

 

10 - Trancamento de Disciplina

    1. Preencher o formulário (clique aqui)
    2. Carta de concordância do orientador.
    3. Digitalizar os documentos em formato PDF;
    4. Enviar um e-mail  ao programa com título/assunto: 'TRANCAMENTO DE DISCIPLINA - NOME DA DISCIPLINA'.

 

11- Como solicitar COORIENTAÇÃO

    1. Carta do orientador indicação a coorientação;
    2. Formulário preenchido pelo coorientador (clique aqui);
    3. Currículo lattes atualizado do coorientador;
    4. Digitalizar toda a documentação em formato PDF;
    5. Enviar um e-mail ao programa com o título/assunto:'COORIENTAÇÃO - NOME DO DISCENTE - MESTRADO/DOUTORADO "

 O pedido é analisado pela Comissão de Pós Graduação (CPG/PPGDSCI). E posteriormente Homologado pelo Colegiado do Programa.

 


12 - Licença Maternidade

    1. Formulário com a solicitação (clique aqui)
    2. Carta de anuência do orientador;
    3.  Certidão de nascimento;
    4. Atestado médico.
    5. Digitalizar toda a documentação em formato PDF;
    6. Enviar um e-mail ao programa com o título/assunto: ' LICENÇA MATERNIDADE - NOME DO DISCENTE '

O pedido é analisado pela Comissão de Pós Graduação (CPG/PPGDSCI)

 


13-  Pedido de Prorrogação

    1.  Preencher o formulário de maneira completa (clique aqui);
    2.  Parecer do orientador concordando com o pedido de prorrogação do prazo;
    3.  Cronograma de atividades;
    4. Envio para a Comissão do programa do status atual da Tese/Dissertação escrita até o momento.
    5. Digitalizar toda a documentação em formato PDF:
    6. Enviar um e-mail com o título/assunto: 'PEDIDO DE PRORROGAÇÃO - NOME DO DISCENTE'

Observação Importante: Não será concedida a prorrogação para discente com pendência de créditos.O pedido é analisado pela Comissão de Pós Graduação (CPG/PPGDSCI).

 

14 -  Agendamento/ Marcação de Banca - Defesa de Dissertação/Tese

    1. Consultar previamente a secretaria do programa sobre a disponibilidade de dia e horário;
    2. Preencher o Formulário de maneira completa ( clique aqui);
    3. Colher o currículo lattes dos membros externos.  (clique aqui)
    4. Preencher o formulário com os dados do membro externo para inserção
    5. Colher a assinatura do presidente/orientador
    6. Digitalizar toda a documentação em formato PDF:
    7. Enviar um e-mail ao programa com o título/assunto: ' MARCAÇÃO DE BANCA DE DEFESA DE TESE/DISSERTAÇÃO - NOME DO DISCENTE' .

Após juntar toda a documentação, salvar em arquivo PDF e enviar para o e-mail do programa solicitando aprovação da banca de defesa dissertação. O pedido é analisado pela Comissão de Pós Graduação (CPG/PPGDSCI).

 

15 - ENVIO DA DISSERTAÇÃO E TESE

    1. Orientações para envio - clique aqui

 

16- Matrícula em Disciplinas

    1. Consultar o calendário oficial da UnB  (clique aqui)
    2. Realizar a matrícula no site matriculaweb -  https://matriculaweb.unb.br/posgraduacao/default.aspx

 

17 - Ementas das disciplinas

    1. MatriculaWeb -


    2. Site do Programa :  a) Obrigatórias: http://www.ppgdsc.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=132&Itemid=1121

                                             b) Optativas:      http://www.ppgdsc.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=133&Itemid=1122

 

18- Como se inscrever como Aluno especial

    1. Consultar o calendário oficial da UnB  ( clique aqui)
    2. Conferir as instruções disponíveis em data oportuna no site do programa.

 

19 - Documentação Necessária para aluno especial

 

Etapa 1


    1. Formulário de inscrição - clique aqui
    2. Exposição de motivos  - clique aqui
    3. Currículo Lattes atualizado;
    4. Diploma de Curso Superior
    5. Histórico do Curso de Graduação
    6. Carteira de Identidade
    7. CPF
    8. Título de eleitor com comprovantes da última votação / Declaração de quitação eleitoral expedida pelo site do TSE link:
    9. Certificado de Reservista(apenas para sexo masculino)
    10. Guia de recolhimento da União
    11. Taxa de Inscrição no valor de 71,00 reais.

Etapa 2

Caso o pedido seja aceito pelo professor da disciplina o candidato deverá realizar o pagamento de 101,00 reais por crédito. Após a confirmação do pagamento a matrícula será efetuada.

 

 

 

 

AGENDA

Contato

Email: ppgdsc@unb.br

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